Brinquedo para bebês e crianças pequenas (até 3 anos) não é fácil de escolher não e mesmo? Simples: bebês não falam, estão descobrindo tudo e, principalmente, não podem com peças pequenas. Ou seja, por mais opções que existam, acaba sendo tudo (quase) a mesma coisa, e a gente fica perdida. Conclusão: ativei aquela área do cérebro que fica meio de lado no dia a dia – chamada memória – e lembrei dos 5 melhores brinquedos que Léo já teve quando era bem pequenininho, desde bebê – pra ajudar quem precisar. Itens que ele gostou muito, aproveitou bastante e que colaboraram com o seu desenvolvimento (e com o sossego da mamãe!).

Minha ideia é facilitar sua vida na hora de enfrentar a loja cheia, seja para seu pimpolho ou para um sobrinho – e que você acerte na escolha, seja no Natal, no aniversário, no dia das crianças… Minha experiência é baseada em menino, mas coincidentemente todos os nossos escolhidos (testados e aprovados em casa) servem para meninas! Aí vão nossos eleitos:

1 – Blocos Divertidos – Sapo / Fisher Price

Sapo / Fisher Price brinquedos para crianças

Léo ganhou o primeiro joguinho desse do padrinho, que trouxe dos EUA. O bacana é que tem muitos outros conjuntos, com carinhas diferentes e que um sempre complementa o outro. No final das contas, acabamos tendo vários e Léo se divertia por horas tentando encaixar, derrubando tudo, empilhando de novo. É fácil para o bebê empilhar e encaixar os blocos. Algumas peças fazem barulho, como este sapo-chocalho. E é só apertar os blocos para soar uma buzininha delicada. Você encontra esse conjunto e os outros em qualquer loja de brinquedo, pode apostar.

2 – Livro “Meeé! Meeé!” / coleção “Cucuuu com Sons!”

Ah, me dá vontade de chorar só de ver a capa! Tudo bem, não é bem um brinquedo, mas Léo ganhou esse livro quando tinha 1 ano e simplesmente amou! Agora, pesquisando, descobri que é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura na Educação Pré-Escolar! Porque estes livros,além de desenvolverem a capacidade de audição, promovem a imaginação, o raciocínio e a memória. Funciona assim: a gente lê em voz alta e a criança procura os animais (ou os veículos, dependendo do tema do livro) atrás das abas. Quando acha o objeto/bicho que procura na aba certa, escuta o som… É muito legal! Leleco curtia muito e posso dizer que foi aí que começou a ter tanto gosto por livros como tem hoje! Ja vi na Fnac, embora hoje eu tenha encontrado ele ‘em falta’. Mas, acredite, vale a pena procurar.

3 – Fazendinha Dismat

A gente tem até hoje e não dou embora por nada! Fica na nossa varanda, mas já ficou no quarto, na sala, no quintal. São blocos de encaixar, com personagens de fazenda. Assim como o primeiro brinquedo que falei neste post, tem outros kits que podem ser comprados e que dá pra brincar junto. Léo ganhou outros dois (um que vem numa cadeira, outro em outra caixa maior), e ele adora juntar tudo!! As peças são grandes, mas vale lembrar que o brinquedo é recomendado para crianças acima de 1 ano. Só acho que podia vir mais bichos na fazenda, então comprei daqueles saquinhos com animais (bem baratos e que você encontra em qualquer lojinha, mas que também merecem cuidado em relação à idade/peças pequenas). A fazendinha é fácil de achar em qualquer loja de brinquedos, mas descobri pesquisando pra esse post que vende também online na Baby.

4 – Tocador de Música Baby Einstein

Milagroso. O melhor remédio para as cólicas do Léo! Guardo até hoje, porque foi o ‘brinquedo’ de maior amor quando meu filho era bebê. As músicas clássicas, tocadas em sincronia com as luzes coloridas do painel hipnotizavam o pequeno, e ele parava de chorar. E, o melhor, não cansa nossos ouvidos!! Ah, além disso, a alça ajuda o neném a segurar o objeto. Veio pra nós dos EUA e nunca achei no Brasil. Mas a boa notícia é que dá pra comprar no site da Amazon  e que é muito fácil de encontrar por lá (se algum conhecido for, dá pra pedir pra trazer).

5 – Macaco Brincalhão / Fisher Price

Esse não toca música, mas as bananas coloridas e fatias de outras frutas fazem barulho quando o bebê sacode o macaco. Tem superfícies mastigáveis e texturas diferentes. Léo gostava de ficar segurando enquanto eu trocava fralda dele por exemplo! Dá pra prender o rabo do macaco no carrinho… Simples, barato e agrada! Onde encontrar: em qualquer loja de brinquedos, como Ri Happy ou PB Kids. Mais infos aqui.

Espero que tenha gostado! Obviamente tivemos outros tantos brinquedos/livros que fizeram sucesso com Léo. Se quiser saber mais, me escreva e eu vou reativando a memória mais e mais, juro!!