Como fazer enfeites de aniversário para a mesa do bolo

IMG_1844

Sempre achei que não tivesse dom para habilidades manuais. E não tenho. Por isso mesmo resolvi contar passo-a-passo algo que aprendi sozinha dias atrás: como fazer tags para enfeitar a mesa do bolo em aniversário de criança. Para quem ainda não conhece, tags são como “etiquetas” personalizadas com o tema da festa, grudadas em um palito, e colocadas no topo de cupcakes e outros doces. Eu coloquei em copinhos de brigadeiro! E ficou uma graça não?

Antes, pesquisei em revistas especializadas e na web e constatei que a moda agora é: mesas de bolo clean, sem enfeites que poluam o visual (como saias de mesa espalhafatosas). De preferência, mesa em estilo provençal e suportes para doce branquinhos (de MDF e não mais de plástico ou papelão). Enfeites de isopor ficam fora de questão! E entram os de pelúcia! Não se preocupe, também já usei as alternativas aí atrás. Mas aproveitando a festinha em casa e a minha mesa de jantar já em provençal, aderi à decoração atual – que gostei bem mais! E apostei em detalhes.

IMG_1841

Por incrível que pareça, não encontrei nenhum passo-a-passo para as famosas tags, e para leigas como eu. Então, resolvi contar minha experiência! Quem sabe ajudo outras mães que nunca se arriscaram no estilo “eu-que-fiz”?

Vamos lá:

1 – Ache imagens para tags do personagem que você deseja. Pode parecer fácil, mas essa parte foi a mais difícil, porque a maior parte das tags prontas que achei na web eram vendidas. Você até pode pegar uma imagem qualquer do personagem e montar a tag, mas eu prefiro a praticidade amigas… Aqui, dois sites que disponibilizam as tags prontas gratuitamente, em tamanho para a impressão: Catchmyparty.com e Peoniesandpoppyseeds.com – eu usei o segundo.

2 –  Mande imprimir os desenhos das tags numa gráfica (fica melhor), em papel mais grosso (de maior gramatura!) do que o sulfite. Serve o couchet. Corte tudo com cuidado. Existem furadores específicos para isso, mas como eu não encontrei nenhum de 5cm de diâmetro, fiz na tesoura mesmo.

Imagens para tags prontas para serem cortadas

3 – Depois, peque um molde para fazer círculos maiores no EVA, que deve ser de cor semelhante ou que combine com as cores das tags. Eu usei copo de vidro. O detalhe de eles ficarem maiores que o tamanho das tags é para que, quando as tags estejam coladas, o EVA fique como uma moldura, chamando mais atenção para o enfeite. Desenhe com o lápis, e corte. Aqui, pela falta do furador adequado, eu usei aquelas tesouras que cortam já fazendo um desenho – no meu caso de ondinhas, mas dá pra escolher entre vários. Essa técnica disfarça cortes tortos demais e deixa tudo muito fofinho!

Cortando círculos no EVA

4 – Depois, basta colar a tag no EVA com cola quente, e depois colar no palito (aqueles de furar sanduíche). Pronto!!!

É hora de colar com cola quente!

Tags Prontas e lindas...

5 – O resultado fica lindinho, e valoriza a mesa do bolo, clean, mas muito bonita!!!! Todo mundo vai te perguntar onde comprou!

Para os sanduíches de metro, intercalei as tags dos doces com outras personalizadas para o Léo (com nome e idade dele). Ficou bem legal! Esses modelos eu tirei do google mesmo, e editei no word!

IMG_1836

Como a ideia era fazer uma festa muito simples e básica, decorei cada cantinho pra ajudar a dar o clima. Na Internet, acabei achando ideias de convites e lembrancinhas, o que me ajudou a criar o imã de geladeira com estilo de passaporte da “República Federativa da Diversão”. Tem a foto do Léo e a pessoa pode escrever seu nome no espaço em branco. É como se os convidados tivessem ido à Disney!

IMG_1850

Para economizar, usei os Mickey’s (tema da festa) que enfeitam o quarto do Léo, já que são muitos! Tem até o Mickey vestido de Woody, repara!

DSC01227

Minhas dicas finais:

- Faça tudo dias antes. Você fica mais tranquila e com tempo para margens de erro.

- Se a imagem tiver muitos recortes (como a orelha do Mickey) recomendo inovar e imprimir em adesivo. Aí é só colar! O problema é que a cola do adesivo não dura  muito tempo no EVA. Usei essa técnica para  tags que enfeitaram os sanduíches de metro (outra ideia bem bacana!), mas deixei uma garrafa de bebida em cima delas de um dia para o outro, só para garantir.

- Não deixe seu filho colocar o copinho de água na mesa na hora da foto. Repararam?

- E nem deixe que a correria a impeça de fazer as unhas. Espero, definitivamente, que não tenham percebido esse detalhe!